Decorria o ano de 1882 e nascia em Santa Martinha, freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo, numa casa senhoril, com capela dedicada ao Senhor dos Passos, numa família de Fé e Amor a Deus, um pequenino ser a quem foi dado o nome de Domingos Sales Gomes.
Passados dez anos, nascia em Samonde, também Santa Marta de Portuzelo, uma menina a quem foi dado o nome de Maria Pereira Gomes.
Ambos cresceram e, encontrando-se, o amor nasceu, fortaleceu, consolidou-se e o casamento aconteceu.
A sua nova vida levou-os a procurar espaço um pouco longe de Santa Marta de Portuzelo, vindo residir em Riba de Âncora, no lugar da Ponte.
Aqui compraram um terreno que desbravaram e, nele, construíram, segundo dizem, uma das mais belas casas do lugar, corria, então, o ano de 1908.
Domingos trazia na alma a arte da funerária e decoração de Igrejas e andores, já prática da família onde nasceu.
Nesse mesmo ano de 1908 criava, na sua nova residência, a Casa Sales Gomes.
Ao longo dos 110 anos já decorridos, a firma solidificou-se, cresceu e, hoje, sob as rédeas do seu neto Jorge Sales Gomes é, no distrito de Viana do Castelo, uma referência em dignidade, arte, prestigio, dedicação, competência e em gratidão por todos quantos procuram os seus serviços, quer em horas de festa, quer em momentos da maior dor.
É propósito desta firma continuar a desempenhar as funções para que foi criada, com o mesmo sentido de responsabilidade, de respeito e de brio profissional, alargando dia-a-dia a sua área de intervenção.
Agência Funerária Sales Gomes - Riba de Âncora e Caminha, janeiro de 2018.